Saiba porque o fax ainda é muito importante nos grandes escritórios

Quem acha que as tecnologias atuais substituem completamente as antigas e que temos somente um escritório virtual está enganado: muitas delas são bem importantes até hoje, como é o caso do fax. Diz-se que é uma das 15 tecnologias que resiste à extinção, junto com o telegrama (sim, ele ainda é usado!), as máquinas de escrever e os telefones com fio.

Há quem diga que o fax já foi substituído há muito tempo pelo e-mail. Você pode perguntar: mas quem ainda manda fax não pode utilizar, por exemplo, uma impressora multifuncional, com scanner incluso, para scanear um documento e enviá-lo como pdf?

A verdade é que, em 2011, mais de meio milhão de aparelhos de fax foram vendidos, o que comprova que continuam sendo utilizados. Sua função principal é enviar uma cópia autêntica do documento original para outro aparelho, ou seja, fac-símile. A transmissão é feita através da linha telefônica e, por incrível que pareça, é considerada mais confiável do que um e-mail, principalmente por quem precisa comprovar a autenticidade de documentos. Na lista dos principais usuários encontram-se escritórios de advogados e juristas em geral, corretoras de seguros e imobiliárias.

Para quem é adepto desta modalidade segura de enviar cópias de documentos, existem diversos modelos multifuncionais que englobam impressora, fax e máquina de xerox em um aparelho só. No mercado atual, há produtos que contam com uma tecnologia de transmissão avançada, com velocidades muito maiores do que os antigos fax jurássicos.

Ou seja, não acredite em lendas: o fax ainda está com tudo!

Fonte:  Blog do Gaveteiro