NEC inicia o desenvolvimento de sua próxima geração de supercomputadores

A NEC Corporation anunciou que já iniciou o desenvolvimento de sua próxima geração de supercomputadores vetoriais. Este novo modelo será o sucessor do SX-ACE. Com esta próxima geração de máquinas vetoriais a NEC pretende atingir um desempenho por gabinete (rack) superior a 10 vezes (*1) ao modelo atual, e com um desempenho máximo do sistema superior a 100 vezes, resultando na melhora do desempenho do processamento para dezenas de petaflops (*2).

A NEC pretende potencializar o conhecimento e as tecnologias alcançados por meio do desenvolvimento do SX-ACE para reduzir o consumo de energia e de espaço, proporcionando assim uma melhora expressiva na eficiência da operação. Especificamente, a companhia pretende desenvolver um supercomputador que consuma menos que 10% (*3) de energia do que o modelo atual e que se acomode em menos que 1/30 (*3) do espaço. O supercomputador anterior requeria o mesmo espaço que uma sala de reunião para aproximadamente 10 pessoas. Em contraste, o tamanho compacto do novo supercomputador permite aos usuários instalá-lo em espaços correspondentes a uma mesa de trabalho. Os custos com energia elétrica também serão menores que 10% (*4), se comparados ao modelo atual.

Além disso, a NEC também planeja oferecer uma linha completa em sua próxima geração de supercomputadores vetoriais. Esta linha oferecerá uma ampla variedade de opções de desempenho para várias aplicações, tais como o uso por pesquisadores individuais ou o uso em Data Centers que processem um grande volume de dados. A linha completa reflete as expectativas da NEC para ampliar o uso da tecnologia vetorial em mercados de Big Data, incluindo análises de imagens e de dados complexos.

“Além de atividades de pesquisa e desenvolvimento de ponta, como previsão do clima, projetos automobilísticos e projetos de aeronaves, a NEC pretende expandir as aplicações dos supercomputadores, incluindo aquelas voltadas ao desenvolvimento urbano e promovendo a melhora da segurança da sociedade, como também sistemas que suportem maiores níveis de atividade econômica”, declarou Shinichi Shoji, vice-presidente executivo da NEC Corporation. “Com isso, promoveremos o avanço da infraestrutura da tecnologia da informação e da comunicação, contribuindo positivamente para a sociedade, para os negócios, e para as vidas das pessoas”.

Fonte: Resenha digital