NEC expõe soluções para telecomunicações no Futurecom 2014

A multinacional japonesa leva para o principal evento do setor as ofertas de SDN, TMS, SmallCell e iPasolink iX, voltadas a operadoras móveis e de serviços de banda larga

No período de 13 a 16 de outubro, durante o Futurecom 2014, a NEC, provedora global de soluções de comunicação e tecnologia da informação, contará em seu estande com a exposição de produtos avançados voltados a operadoras de telefonia móvel e fixa, além de soluções para segmentos verticais como varejo, hospitais e hotéis. Entre as ofertas que serão apresentadas ao público do evento, está o SDN (Software Defined Networking – Rede Definida por Software), projeto de abrangência mundial da organização, desenvolvido pela NEC Corporation.

Com o objetivo de facilitar a configuração e gerenciamento dos componentes das redes por meio de virtualização, o SDN da NEC é uma solução baseada em software que permite fazer modificações nesse ambiente em uma posição de controle com muito mais agilidade e sem impactos, diminuindo significativamente o custo total de operação de rede. Segundo Roberto Seiji Murakami, diretor de negócios para operadoras da NEC no Brasil, a solução evita problemas operacionais e simplifica significativamente a configuração e controle da rede, trazendo grandes benefícios em relação a custo de manutenção. “A versão NEC do SDN direcionado ao meio corporativo contribui para minimizar impactos no negócio em virtude da introdução de novos serviços ou elementos de rede”, afirma.

O executivo explica ainda sobre os benefícios para as operadoras de serviço de telefonia e internet, uma vez que o SDN possibilita a virtualização das funções de rede (NFV). “Além de simplificar e flexibilizar a rede, a virtualização dos elementos físicos ajuda a reduzir significativamente os custos de manutenção. Um exemplo são as visitas de técnicos especializados no cliente final, que só passam a ser necessárias em caso de falha física do roteador ou modem”, comenta o diretor.

Outra solução que a NEC apresentará no Futurecom e que tem como foco atender às companhias operadoras de telefonia móvel é o TMS (Traffic Management Solution – Solução de Gerenciamento de Tráfego). Trata-se de um software capaz de realizar otimizações no tráfego da rede, que já conta com casos de sucesso implantados em empresas no Japão. “O TMS repercute diretamente na melhoria da qualidade da experiência de uso da rede no dia a dia 1Ao redistribuir de forma eficiente a carga de tráfego na ocorrência de downloads de vídeos nos dispositivos, a solução diminui em 90% a quantidade de Video Stall, aquele congelamento que ocorre quando se está carregando o conteúdo de um vídeo”, acrescenta Murakami.

A NEC também expõe em seu estande o LTE SmallCell, uma solução de estação de rádio base (ERB) para redes 4G, com a finalidade de melhorar a qualidade da rede em termos de capacidade e cobertura, e pode ser utilizada em locais abertos e de alta concentração de usuários, ampliando o serviço aos dispositivos móveis que estão dentro de seu perímetro de alcance. A solução ainda tem a opção de ser combinada com FemtoCell, ERB voltada a locais fechados, com sombra de cobertura ou com alta concentração de tráfego.

O público do evento também poderá conferir o lançamento do iPASOLINK iX, uma versão mais compacta dentro da família de produtos PASOLINK, segmento em que a NEC é uma das líderes no mercado mundial. O iPASOLINK iX é um rádio full outdoor, sem necessidade de infraestrutura protegida, ultracompacto, com capacidade de transmissão que pode chegar a 1000 Megabit/s. Murakami explica que uma das grandes vantagens do equipamento é que ele se diferencia da concorrência pelo fato de poder ser utilizado de forma modular e tem alta confiabilidade, marca registrada dos produtos NEC. “Além disso, o modelo é compatível com toda linha PASOLINK da NEC”, diz o diretor.