Como funciona o cabeamento estruturado

O termo cabeamento estruturado parte do sistema de concentração e instalação onde reúne cabos em um switch ou um hub, e que possam ser manuseadas de forma rápida e simples, seja em redes domésticas ou em grandes empresas.

Toda essa estrutura é para fornecer um ambiente onde o trabalho realizado com cabeamentos possa ser feito de forma rápida e fácil.

O fato de tentar colocar um novo computador ligado a rede, pode ser uma tarefa que gaste muito tempo, sem a estrutura de cabeamentos e se houver a falta de uma porta livre no switch.

O tempo para as empresas sempre significou dinheiro, e nas atividades diárias de informática isso é levado a sério. Para evitar a perda de tempo, as empresas optam em colocar em suas instalações tomadas RJ-45, para conectar seus computadores na rede.

Isso evita que seja necessário ligar o computador diretamente em um hub, quando existe a necessidade de trocar de máquina, ou substituí-la por um equipamento mais novo, é preciso só desconectar o cabo da tomada, sem a necessidade de realizar um novo cabeamento.

E finalizando de maneira fácil de entender, cabeamento estruturado é a forma padronizada de realizar cabeamentos de redes seja ela de internet, telefonia e até mesmo elétrica.

Fonte: Portal Educação