Benefícios da telefonia IP

Redução de custos: O termo “telefonia IP” representa, justamente, a transmissão de áudio em tempo real nas redes de comunicação de dados. Com isso, o custo de uma ligação telefônica é reduzido. A instalação dos ramais pode ser descentralizada – é possível ter funcionários externos ou escritórios remotos sendo alcançados com facilidade.

Serviços inteligentes: Para realizar uma chamada são necessários protocolos de controle e sinalização. Tarefas como localização do usuário, notificação de chamada, início e finalização de transmissão de voz e desconexão permitem total controle dos processos de dados e voz, como por exemplo, conta telefônica individualizada (cada ramal tem sua conta telefônica individualizada), voice mail – recados eletrônicos disponibilizados diretamente no e-mail do usuário.

Qualidade de voz: A voz é digitalizada e transmitida por pacotes de dados usando o protocolo IP dentro de uma rede que em geral é uma rede privativa ou uma rede onde há garantia do serviço oferecido, isto é, não existem atrasos que comprometam a qualidade da voz transmitida.

Integração: É a mais evidente, pois se utiliza a mesma infra-estrutura, tanto para voz quanto para dados. Permitindo economia de investimento, suporte e manutenção. O computador e telefone tornarem-se um só equipamento. Hoje, já é possível operar um telefone IP a partir da tela de seu computador sem precisar de um aparelho telefônico, aumentando a produtividade do usuário.

Aplicações: É o grande “pulo do gato” do setor. Por estarem totalmente interligados à rede de dados, os telefones IP podem funcionar como computadores ligados à Internet. Permitem a navegação por intermédio de aplicações específicas, como consulta a bancos de dados de notícias, a informações climáticas, a organizações de crédito, comércio eletrônico, entre outras.

Mobilidade: A telefonia IP pode utilizar a Internet como meio de comunicação e, com uma conexão banda larga, é possível ativar um ramal de qualquer lugar do mundo como se estivéssemos trabalhando normalmente na empresa, fazendo e recebendo ligações.

Convergência: À medida que os links de alta velocidade baixam seus preços e os serviços de conexão banda larga ficam cada vez mais acessíveis, aumenta a possibilidade de convergência de outras aplicações, como videoconferência e voz, simultaneamente. Assim, com a ajuda de uma webcam, o computador passa a funcionar como uma estação de videoconferência, que recebe não só a chamada, mas também imagem e dados

Transição: Para quem deseja testar os benefícios da telefonia IP antes de optar pela conversão completa, existem meios de se utilizar centrais híbridas, que suportam aparelhos convencionais e IP. Assim, a transição torna-se mais suave e os usuários podem utilizar a nova tecnologia em áreas ou aplicações onde os benefícios valeriam o investimento adicional.

Fonte: Seal Telecom