A evolução da tecnologia e aumento do poder de processamento trouxeram alguns benefícios para a humanidade, mas também têm um problema: as senhas comuns ficam cada vez mais inseguras e fáceis de ser quebradas por pessoas mal-intencionadas. Mas ainda há como se proteger de forma adequada. Veja como criar senhas eficazes e de simples memorização.
Quando se pensa em uma senha, existe o dilema da praticidade com segurança. Senhas complexas em geral oferecem uma segurança maior, mas são mais difíceis de ser lembradas; já as senhas simples são exatamente o contrário.
Isso ainda piora com uma das principais dicas do mercado para a criação de uma nova senha, que diz que nunca se deve usar a mesma palavra-chave em dois serviços diferentes. A razão, é muito simples: se o hacker invadir seu Facebook, também terá acesso à sua conta de e-mail, Twitter, e qualquer outro cadastro que você tenha.
Para criar uma senha complexa, mas que seja fácil de ser memorizada, existem algumas técnicas.
O Google recomenda evitar palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456”. A orientação da empresa é usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos. Mas como tornar isso fácil? A ideia é pegar uma frase longa, mas que signifique algo para você como “eu gosto de chocolate e futebol” e transformá-la em uma senha com substituições por números e símbolos como “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”. É um primeiro passo, mas se for possível adicionar espaços entre as palavras, é ainda melhor, como “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!”.
Já a Intel e a McAfee vão por outro caminho para tornar a vida do usuário mais simples. Em um infográfico divulgado pelas empresas, um exemplo dado é a senha “My 1st PassPHRASE!” (“minha 1ª senha” em inglês), que alterna letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda conta com os espaços, o que ajuda a complicar a vida do hacker um pouco mais, mesmo sendo uma senha extremamente fácil de ser lembrada.
As empresas dizem que uma frase longa é mais eficiente do que uma senha curta com caracteres aleatórios para bloquear os ataques de força bruta para quebra de palavras-chave.
Já para quem prefere fugir da simplicidade por completo, o ideal é achar um método seguro para guardar suas senhas, já que é muito improvável lembrar de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes para guardar esses dados, mas também requerem uma senha-mestra de respeito para evitar que qualquer um tenha acesso a todas as suas senhas pessoais.
Por isso, mantenha uma cópia por escrito da sua senha em uma folha de papel, mas não a deixe exposta em cima da mesa do escritório ou de casa para evitar bisbilhoteiros. O mesmo vale para o caso de você preferir manter todas as suas senhas por escrito.
Fonte: Olhar digital
Hi there colleagues, its wonderful paragraph about educationand entirely defined,
keep it up all the time.