7 Motivos para Utilizar uma Câmeras IP

A demanda por soluções de segurança cresce diariamente, e quando o assunto é câmera de vigilância, os compradores deparam-se com uma infinidade de marcas e modelos que, para facilitar, podemos classificar em dois tipos distintos: câmeras analógicas e câmeras CFTV IP.

As câmeras IP são mais recentes no mercado e sua tecnologia tem evoluído rapidamente, não é à toa que suas vendas cresceram quase 40% entre 2009 e 2014, enquanto as câmeras analógicas registraram um crescimento de apenas 1,3% no mesmo período, segundo pesquisa realizada pelo IMS Research.

Esse crescimento é justificado por pelo menos 7 motivos claros que demonstram o porquê as câmeras IP tem sido a melhor opção de monitoramento em empresas e residências, vamos conferir quais são:

Facilidade de instalação

Câmeras CFTV IP são facilmente instaladas e configuradas, mesmo por quem nunca trabalhou na área ou que seja um expert em tecnologia. Já as câmeras analógicas não funcionam sozinhas, elas precisam de toda uma infraestrutura de conectividade e equipamentos para visualizarem e gravarem suas imagens, os famosos DVRs.

Algumas câmeras CFTV IP suportam inclusive conexão via rede sem fio, assim, nenhum tipo de cabeamento adicional é necessário, ela se conecta na rede já existente e suas imagens podem ser acessadas de qualquer local.

Bad red disturbs. 3d image isolated on white background

Conectividade

A conectividade é justamente um dos pontos de maior vantagem das câmeras CFTP IP. No modelo analógico, empresas que tem grandes distâncias entre as câmeras e seu DVR, precisam investir em cabos coaxial ou fibra ótica para interligarem todos os equipamentos. O acesso as imagens de fora da empresa depende de uma liberação de acesso remoto ao software do DVR.

As câmeras CFTV IP compartilham a mesma infraestrutura da rede de dados, sem necessidade de investimentos adicionais, podendo inclusive utilizar a rede wireless em alguns casos. O acesso remoto as imagens pode ser realizado de forma segura a qualquer momento.

 

 

 

 

 

 

 

Qualidade de imagem

A qualidade de imagem das câmeras CFTV IP é um dos fatores que mais evoluiu nos últimos anos, reproduzindo e gravando em HDTV desde 720p/1080p até altas resoluções de 5MP e 4k. Já as câmeras analógicas entregam uma resolução máxima de 0.4 megapixels (4CIF).

Com uma melhor resolução, é possível monitorar áreas maiores com imagens mais detalhadas, facilitando a análise e a abrangência do monitoramento.

Outra diferença importante na qualidade da imagem dos dois modelos é a captura de cenas em movimento. As câmeras analógicas utilizam uma tecnologia de varredura entrelaçada, o que faz com que a cena de um objeto em movimento seja reproduzida de forma estremecida, dificultando a identificação de pessoas por exemplo. Já nas câmeras CFTV IP este problema não ocorre, pois elas utilizam uma tecnologia de varredura progressiva, que permite uma visualização clara mesmo dos objetos em movimento.

Câmeras mais inteligentes

As câmeras CFTV IP possuem sistemas integrados que oferecem recursos que as deixam mais inteligentes. Um dos recursos é o detector de movimentos, fazendo com a câmera grave os vídeos somente quando há um movimento em cena. Este recurso é ótimo para economizar espaço de armazenamento nos servidores de imagens.

Outra função que torna as câmeras CFTV IP mais inteligentes é o alerta de movimento. Sempre que um objeto entra em movimento na cena, ela gera uma alerta para um vigilante por exemplo. Este mesmo alerta pode ser gerado quando há uma alteração no funcionamento padrão da câmera, como a obstrução da lente.

Áudio integrado

Câmeras analógicas não possuem microfone integrado para detectar o áudio do ambiente que está sendo monitorado. Alguns DVRs até possuem suporte à gravação de áudio, mas toda uma infraestrutura de microfones deve ser preparada para atuar junto com a câmera.

Já as câmeras IP possuem recurso de áudio integrado, sem necessidade de investimentos adicionais e fazem a sincronização entre áudio e vídeo de forma automática.

Comunicação segura

O sistema de conectividade das câmeras analógicas não oferece nenhum suporte a criptografia ou autenticação, facilitando o acesso de pessoas não autorizadas as imagens, que podem interceptar a conexão antes que cheguem ao DVR. Isto ocorre porque neste tipo de projeto toda a conexão é realizada através de cabos coaxial ou fibra ótica e as câmeras não suportam nenhum tipo de criptografia.

Já as câmeras CFTV IP permitem criptografar as imagens antes mesmo de serem enviadas pela rede, garantindo assim que só as pessoas habilitadas tenham acesso as imagens.

Menor TCO em um projeto CFTV IP

Por último, mas não menos importante, apesar do valor individual das câmeras CFTV IP poder ser superior ao das câmeras analógicas, ao se calcular o TCO (Total Cost Ownership) de um projeto de monitoramento, as câmeras IP tendem a oferecer um custo total muito inferior aos projetos de CFTV tradicionais.

Isto acontece porque um projeto de CFTV IP necessita de poucos investimentos adicionais além do valor das câmeras. A facilidade de instalação acelera o tempo de implantação, reduzindo também o custo com mão de obra especializada.

Já em um projeto de CFTV analógico, além do valor das câmeras, deve-se considerar todos os investimentos adicionais em infraestrutura, como cabeamento, conectores, DVR e o tempo de instalação.

Um CFTV analógico também demanda de uma infraestrutura elétrica para o funcionamento das câmeras, enquanto os modelos CFTV IP podem ser energizados pelo próprio cabo de rede, desde que os Switchs da empresa tenham suporte à tecnologia POE (Power Over Ethernet).

Considerações finais

As câmeras tradicionais analógicas ainda podem oferecer atrativos em alguns projetos muito específicos, mas as câmeras CFTV IP de fato surgiram para dominar o mercado de vigilância com uma tecnologia que não para de evoluir e oferecer cada vez mais benefícios.

Seja para o monitoramento de residências ou empresas, as câmeras CFTV IP se destacam pelo baixo custo total do projeto e por sua facilidade de instalação e gerenciamento, e também não criam nenhuma limitação de expansão, facilitando o acesso de qualquer local e garantindo mais segurança para seus usuários.

Quer saber mais sobre câmeras CFTV IP?

A Fonesat conta com Equipe de Profissionais Altamente Qualificados e Certificados em Soluções de de Vídeo Monitoramento, fale conosco para descobrir qual a melhor opção para sua Empresa ou Condomínio Residencial e Comercial.