5 truques para melhorar o sinal do seu Wi-Fi

“Não é possível que a internet tenha caído de novo!”. Certamente você já ouviu alguém dizer algo parecido em relação à internet de casa. É que as redes Wi-Fi fazem uso de ondas de rádio comuns para transmitir as informações de internet.

Essas ondas são emitidas por meio de um roteador, o aparelhinho com antenas que está aqui em cima. Ele é o responsável por decodificar as ondas e distribuí-las pela casa.

Só que, como todos sabemos, esse sinal pode oscilar bastante. E nem adianta ligar para a empresa de telefonia – raramente o problema é, de fato, resolvido.

Pensando em como sanar as dificuldades “Wi-Fibilísticas” que nos fazem querer jogar o roteador pela janela, preparamos 5 dicas para melhorar o sinal da sua internet. Dá uma olhada:

1. Posicione seu roteador em um ponto central da sua casa

Fazendo isso, o aparelho distribui o sinal igualmente para todas as direções. O certo é não colocar em lugares fechados, como o armário, por exemplo, isso só dificulta o envio de sinal. Qualquer tipo de parede bloqueia as ondas que ele envia. O melhor ponto é aquele em que há acesso a todos os cômodos do ambiente.

2. Mantenha longe do chão

Além das paredes, metais, concretos e cimento interferem e muito na distribuição de sinal. É que a forma como a maioria dos roteadores é projetada faz com que as antenas transmitam as ondas principalmente para baixo. Não rola enviar sinal pro chão.

3. Deixe longe de aparelhos eletrônicos

TVs, computadores, microondas e muitos outros aparelhos eletrônicos podem gerar interferência no sinal.

4. Posicione as antenas do aparelho em diferentes lados

A maioria dos roteadores possui duas antenas, o que te dá a possibilidade de deixar uma na horizontal e outra na vertical. Nossa, mas o que tem a ver?

Tem a ver que existem muitos dispositivos, como o laptop, em que a antena que capta o sinal (que fica por dentro dele) também é posicionada horizontalmente, e ficar paralela com a do roteador melhora a recepção do sinal da internet.

Agora, é claro que, se estiver com um celular ou tablet, vai depender da forma que você está segurando.

5. Teste a velocidade da sua internet

Bom, se sua internet estava ruim, é hora de ver se melhorou. Para isso, existem alguns aplicativos: Ookla para dispositivos Apple e Android, EAQ e Internet Speed Test para Android e Windows. Vê aí se funciona e conta pra gente. 😉

Fonte: Exame.com