15 ideias para aproveitar o seu pen drive

Os pen drives e memórias USB continuam sendo usados para mover arquivos de um PC para outro, mas o uso não termina por aqui. Pensando nisso, juntamos algumas ideias para você aproveitar o espaço livre dos acessórios.

Iniciar sistemas operacionais e antivírus

Por causa da capacidade bem maior que um CD (e superior em várias ocasiões ao DVD), você pode colocar vários sistemas operacionais gratuitos ou antivírus dentro do pen drive. Utilitários como o UNetbootin, YUMi ou Universal USB Installer baixam as principais distribuições Linux e gravam na memória USB para serem usadas direto do pen drive.

Aumentar a velocidade do Windows com o ReadyBoost

Imagine conectar uma memória USB de 16GB em uma porta livre do PC e aproveitar essa quantidade de espaço para fazer os programas executarem mais rápido. Não é ficção científica, é apenas a função ReadyBoost do Windows, presente no Windows Vista, 7 e 8. Nem todas as memórias e portas USB são compatíveis, mas quando funciona pode acelerar seu computador.

Transformar em biblioteca multimídia

É certo que boa parte das músicas escutadas são via streaming, mas ainda existem muitos aparelhos que continuam desconectados da rede ou que não dispõem da velocidade ideal para usar esses serviços. Se você aproveitar o espaço livre para colocar suas músicas e filmes junto com algum reprodutor portátil, pode usar o pen drive no carro e na TV.

Criar um Kit de segurança e recuperação

Eu sempre ando com uma memória USB cheia de utilitários de sistema e antivírus portátil. É meu canivete suíço, com programas da Nirsoft e Sysinternals, que fazem de tudo. Desde analisar e encerrar processos lentos a recuperar senhas ou monitorar o tráfego da internet. Outro aplicativo que não pode faltar na listinha de segurança é o Anti-Malware Toolkit.

Criar uma pasta de documentos codificado ao estilo 007

Confesso que não temo pela minha integridade física. Também não acho que seja perseguido por agências governamentais. Ainda assim, a ideia de ter uma mala secreta me atrai. Com um pen drive, dá para criar tudo em questão de minutos: você só precisa instalar o TrueCrypt e codificar todo o disco. Nem a NSA pode quebrar o cadeado.

Criar uma chapa de identificação para emergências

Jogue no pen drive um texto com seu nome e sobrenome, tipo sanguíneo e outros dados. Adicione algumas fotos, um ou dois arquivos sonoros e, talvez, a certidão de nascimento. Depois, pendure no pescoço. Se acontecer alguma coisa com você – deus queira que não – a memória USB poderá ajudar bastante as autoridades (sempre e quando tiverem a chance de conectar no PC).

Usar como carta de amor multimídia

É um pouco embaraçoso: já me declarei para uma menina com apresentação multimídia. Isto aconteceu em 2002 e usei um mini-CD, os pen drives da época. Eu sei, sou estranho, mas hoje em dia sigo pensando que foi uma boa ideia. Então, no lugar de gravar um mini-CD para expressar meu amor, eu aproveitaria um dos meus pen drives que tenho em casa para colocar a apresentação. Sem programas espiões, eu juro.

Montar uma pequena máquina de emuladores dos anos 80

Eu adoro os emuladores e os jogos antigos, e imagino que você também. Se você instalar o MAME, por exemplo, terá acesso a muitos jogos clássicos de fliperama. E existem muitos outros emuladores que podem ser instalados. O bacana de ter os emuladores em um pen drive é poder levá-lo para a casa dos seus amigos (Pang é mais divertido quando você joga contra outra pessoa).

Encher de programas e presentes para seus amigos e parentes que acabaram de comprar um computador

O valor de um presente, muitas vezes, não está no próprio objeto, mas nos cuidados da seleção. Dar um pen drive com programas gratuitos não custa nada, mas se você personalizá-lo para o presenteado, mostrará não apenas atenção com o presente, como também uma pessoa expert em programas. Se você estiver sem ideias, dê uma olhada em nossas listas.

Criar uma biblioteca virtual de bolso

O conhecimento não ocupa lugar, dizem. Isto se aplica especialmente às memórias USB, que podem carregar centenas de livros digitais e documentos PDF para você ler em qualquer lugar ou compartilhar. Se você adicionar um gerenciador de livros (Calibre Portable) e um leitor de PDF (por exemplo, o Sumatra PDF), já pode ter certeza que montou uma Biblioteca de Alexandria de bolso.

Levar a Wikipédia para todos lugares

Desde que eu descobri que a Wikipédia poderia ser baixada e consultada sem conexão, não tenho parado de pensar na ideia de levar uma enciclopédia no bolso da camisa. Se você tem um pen drive livre, pode baixar a Wikipédia e consultar os artigos com o programa gratuito Kiwix. A Wikipédia inglesa ocupa bastante espaço (mais de 14GB), mas as outras edições são mais leves.

Executar um servidor portátil

Com Server2Go, você pode executar um servidor web diretamente do pen drive. Você também pode converter em aplicativos portáteis os serviços que só executam em servidores web, fazer demonstrações dos seus desenhos para os clientes e seguir usando seus aplicativos web em qualquer lugar. O servidor web clandestino pode ser executado até em um Cybercafé, claro…

Converter em guia de viagens com bilhetes e mapas…

É uma situação comum: durante as viagens não encontrar internet disponível. Então, para não ficar na mão, você pode usar o pen drive para armazenar guias de viagens, mapas, documentos escaneados, passagens de avião e muito mais. Como os cybercafés estão repletos de vírus, convém adicionar um protetor contra malware no pacote (um Malwarebytes portable resolve, por exemplo).

Criar currículo ou cartão de visitas multimídia

Em tempos de dificuldade, ser criativo e um pouco distinto dos concorrentes pode ser um ponto muito forte. Além de procurar emprego em redes sociais, você pode transformar uma parte da memória do seu pen drive em cartão de apresentação (para carregar nas entrevistas de trabalho, sempre e quando estiver perto de um PC) ou usar para guardar seu currículo com o histórico de atividades feitas.

O limite é sua imaginação…

Você pode usar como dados pessoais, fazer seu gato ter um pen drive pendurado no pescoço ou esconder num bolo de aniversário. Você pode guardar testamentos, poesias, fotos e programas velhos. A única coisa que você não pode fazer é usar como cápsula do tempo: as memórias se degradam com o tempo.

Fonte: Softonic